Este domingo, dia 29 de setembro, decorreu a 28ª Gala dos Globos de Ouro, no Coliseu dos Recreios. Ao longo do evento foram conhecidos os vencedores do ano nas áreas de Cinema, Entretenimento, Ficção, Teatro, Música, Humor e Moda, bem como as distinções especiais de Prémio Revelação e também Mérito e Excelência.
Manuel Luís Goucha venceu o Globo de Ouro para a Personalidade do ano na categoria de Entretenimento, depois de já ter sido nomeados nos últimos três anos.
Quando subiu ao palco para receber o Globo, o apresentador da TVI não conteve a emoção: “Sensação incrível. Obrigado a quem me nomeou pela terceira vez. Obrigado à SIC, ao público que me acompanha e que me viu crescer desde há 40 anos. Parabéns aos nomeados”, começou por dizer.
O comunicador dirigiu, ainda, algumas palavras ao marido, Rui Oliveira: “Tenho de agradecer também ao meu companheiro de 25 anos de vida, o meu marido Rui. É ele que me aquieta, é ele que me desafia e, sobretudo, é ele que me facilita a vida para que eu me dedique, ao fim de 40 anos, a esta paixão que nasceu em criança ao ver televisão”, acrescentou.
O apresentador deixou, também, uma palavras aos artistas: “Não deixem que o poder, seja ele qual for, não mais vos receie enquanto agentes de mudança, de luta e de liberdade. A liberdade não floresce no meio da ignorância”, afirmou.
No final, Manuel Luís Goucha emocionou-se ao dedicar o prémio à mãe, Maria de Lourdes, que faleceu no passado mês de agosto: “Por fim, permitam-me que dedique [o Globo de Ouro] a alguém que talvez esteja algures noutra dimensão… Mamã, ganhei o Globo”, terminou.
Veja o vídeo aqui.